Eliminar riscos em cadeiras, soalhos e mesas de madeira


Restitua a beleza a superfícies de madeira mal tratadas: com meia dúzia de truques, é possível remover riscos e marcas de utilização sem grande esforço.

As reparações de superfícies de madeira danificadas devem ser evitadas sempre que possível. Utilize uma barra de cera reparadora com o tom de madeira mais claro e uma bisnaga de tinta para artificies, cujo tom corresponda aos veios da madeira.

Primeiro, raspe o local danificado (ou sopre-o com o bico fino do aspirador) e, a seguir, limpe-o com um substituto de óleo de terpentina.

No caso de riscos mais profundos, é aconselhável aplicar goma-laca ou cera para madeira do tom adequado. Derreta a massa com uma chama de isqueiro e pressione-a para dentro do rebaixo com uma espátula. Depois de a massa ter secado, pula o ponto danificado. Na maioria dos casos, o dano fica invisível.

Se necessário, volte a marcar ligeiramente os veios da madeira. Para tal, mergulhe o pincel na tinta e remova a tinta em excesso até a escova estar quase seca. Agora, pinte a toda a madeira até os veios desta apresentarem um aspecto uniforme.

Para obter uma reparação duradoura, aplique agora verniz de selagem diluído com um pincel fino.

No caso de danos ligeiros mas extensos (superfície desgastada, pequenos gastos), é aconselhável começar pelas reparações com características mais protectoras. Isto significa que só tem de aplicar cera de polimento, óleo de terpentina ou verniz protector e, depois, polir. Para além disso, nas lojas de materiais de construção é fácil encontrar lápis abrasivos em todas as cores de madeira possíveis.

Fonte: Manual Bosch

0 comentários:

 
Ideias e Artesanato © 2012